quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Trihas Sonoras

Se tem uma coisa que marcou época nas décadas de 80 e 90 foram as novelas e mini-séries. Que atire a primeira pedra aquele que não acompanhou, que seja um só capítulo, dos famosos folhetins globais. E para o complemento não podia faltar, além de galãs e mocinhas, as trilhas sonoras.

Muito da admiração que tenho por alguns artistas vieram daquela época. E algumas músicas  impregnaram tanto em minha mente que até hoje lembro exatamente as cenas e os personagens que elas acompanhavam.

Tinha a Ana, papel da Isabela Garcia, na novela "Bebê a Bordo" que corria pra todo o canto com a Heleninha nos braços embalada pelo som de "Ô Beco" dos Paralamas do Sucesso; a abertura de Vale Tudo, com a Gal, pedindo para o Brasil mostrar a cara na letra de "Brasil" de Cazuza; Luiz Melodia e o "Codinome Beija Flor", também de Cazuza, em uma das cenas de amor mais bonitas que vi, com Angelo Antonio e Leticia Sabatela em "O Dono do Mundo"; Lua e Flor, tema de Sassá Mutema, vivido por Lima Duarte, apaixonado pela eterna professorinha Clotilde de Maitê Proença em "O Salvador da Pátria" e Viviane Pasmanter, que era a "Ovelha Negra" de Rita Lee em "Mulheres de Areia".

A lista é grande e as lembranças não se perdem, hoje a qualidade das novelas não é mais a mesma, e por mais que tentem, as trilhas já não tem mais tanto significado como tinham naquela época.






Trilhas que ainda me acompanham:

Alegria Alegria - Caetano Veloso - Anos Dourados (1986)
Sassaricando - Rita Lee - Sassaricando (87/88)
Brasil - Gal Costa - Vale Tudo (88/89)
Faz Parte do Meu Show - Cazuza - Vale Tudo (88/89)
Ô Beco - Paralamas do Sucesso - Bebê A Bordo (88/89)
Lua e Flor - Oswaldo Montenegro - O Salvador da Pátria (1989)
Oceano - Djavan - Top Model (89/90)
A Francesa - Marina Lima - Top Model (89/90)
Querida - Tom Jobim - O Dono do Mundo (91/92)
Codinome Beija Flor - Luiz Melodia - O Dono do Mundo (91/92)
Entre a Serpente e a Estrela - Zé Ramalho - Pedra sobre Pedra (1992)
Ovelha Negra - Rita Lee - Mulheres de Areia (remake - 1993)
Catedral - Zélia Duncan - A Próxima Vítima (1995)
Malandragem - Cássia Eller - Malhação (1ª Temporada - 1995)






Eu amava
Como amava algum cantor
De qualquer clichê
De cabaré, de lua e flor...

E sonhava como a feia
Na vitrine
Como carta
Que se assina em vão...

Eu amava
Como amava um sonhador
Sem saber porquê
E amava ter no coração
A certeza ventilada de poesia
De que o dia, amanhece não...

Eu amava
Como amava um pescador
Que se encanta mais
Com a rede que com o mar
Eu amava, como jamais poderia
Se soubesse como te encontrar...

Eu amava
Como amava algum cantor
De qualquer clichê
De cabaré, de lua e flor...

Eu sonhava como a feia
Na vitrine
Como carta
Que se assina em vão...

Eu amava
Como amava um pescador
Que se encanta mais
Com a rede que com o mar
Eu amava como jamais poderia
Se soubesse como te encontrar...
Fonte: wikipédia, letras.terra

Um comentário:

  1. Bom eu não sou da época da novela Vale Tudo pois, nasci no ano em que ela estreou, mas, me lembro de ter visto no VALE A PENA VER DE NOVO, (básico), essa abertura e achava muito criativo todo mundo mundo sendo engolido por redemoinho de cimento, com a Gal cantando essa música, (bem sugestiva neh...), pra mim uma das melhores abertura de novela de todos os tempos

    ResponderExcluir