sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Contrastes

        

     Hoje estava ouvindo o novo trabalho do Ed Motta, chamado Piquenique, e uma das faixas ele divide com Maria Rita. A música chama-se “A Turma da Pilantragem” e como o próprio Ed disse em entrevista concedida ao Jô Soares, é uma espécie de homenagem a Carlos Imperial  e Nonato Buzá, que no final da década de 60 montaram uma banda com o mesmo nome. Esse disco traz de volta o lado pop do cantor e o diferencial é que a maioria das músicas é da autoria dele e sua esposa Edna.


      Mas voltando a música, ao ouvir Ed Motta e Maria Rita, na animada “A Turma da Pilantragem” me remeti a Elis Regina e Tim Maia cantando “These Are the Songs”. Rapidamente me peguei relendo a passagem em que Nelson Motta relata na biografia de Tim “Vale Tudo: O Som e a Fúria de Tim Maia”, o inusitado encontro da Pimentinha com o polêmico síndico.


     Pra quem não sabe, quando eles gravaram essa música em 1969, Tim ainda era quase um desconhecido, e quando Nelson Motta reuniu os dois, Tim apresentou a música para Elis que ficou encantada, os dois chegaram até a disputar quem faria a primeira ou a segunda voz, pois segundo Nelson Motta, eram duas personalidades muito fortes. Mas o talento falou mais alto, o entrosamento foi perfeito e a música ficou linda.



    
     E agora, mais de 40 anos depois, vem Ed Motta com heranças de Tim, e Maria Rita, que chegou tímida, temendo ser comparada a Elis, e se reúnem para uma canção que homenageia justamente a época em que mãe e tio entraram no estúdio pela primeira vez juntos, selando uma parceria que rendeu décadas.



     Definitivamente, só mesmo o tempo é capaz de nos proporcionar momentos tão únicos quanto esses.




A Turma da Pilantragem

Ed Motta

Composição: Ed Motta e Edna Lopes
 
Essa pilantragem que
Eu quero com você
Eu tô com vontade de
Fazer pra te prender

Você puxa o meu cordão e
“vamo vê o que dá”
Já que é pra mostrar
Deixa eu tirar
O filtro solar
Quero passar

Isso é uma massagem que eu
Faço em você
É muito gostoso mas
Ninguém pode saber

Que delícia de merengue
Eu quero tocar
Eu quero provar
Me lambuzar
O filtro solar
Pra não queimar

Para de rir
Que assim eu fico sem graça de ti
Passa rápido demais e eu quero mais
Chega pra cá e me dá, ai, ai, ai…

These Are The Songs (com Elis Regina)

Tim Maia

Composição: Tim Maia
 
These are the songs
I wanna sing
These are the songs
I wanna play
I will sing it every (little) time
And I will sing it every day (Now listen here)

These are the songs
That I wanna sing and play

Esta é a canção que eu vou ouvir
Esta é a canção que eu vou cantar
Fala de você, meu bem
E do nosso amor também
Sei que você vai gostar

Fonte: wikipédia, letras.terra, Livro: "Vale Tudo: O Som e a Fúria de Tim Maia" de Nelson Motta

Um comentário:

  1. Nossa lê, achei muito legal vc t postado sobre isso, lembrei q estavamos conversando disso no busão hehhehe.Ficou muito legala comparação. E novamente sou obrigada a dizer q saudade desse povo.....

    ResponderExcluir