quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Cantores da década:

Continuando a lista da década, apresento aqui as vozes masculinas que tiveram destaque neste primeiro décimo do século XXI.


Seu Jorge

Vindo da periferia do Rio de Janeiro, Jorge Mário da Silva, o Seu Jorge começou a trabalhar cedo, mas nunca desistiu de realizar o sonho de se tornar músico, e no fim da década de 90, após passar 3 anos morando na rua devido a desestrutura da família pela morte do irmão Vitório em uma chacina, recebeu o convite do clarinetista Paulo Moura para um teste em um musical de teatro. Aprovado, participou de mais de 20 espetáculos com o Teatro da Universidade do Rio de Janeiro, como cantor e ator. Antes de iniciar carreira solo fez parte da banda Farofa Carioca, e em 2001 lançou seu primeiro disco Samba Esporte Fino. Seis discos e quatro DVD's lançados, Seu Jorge também não abandonou a carreira de ator tendo participado de mais de dez filmes ao longo da década.


Nando Reis

Ex baixista da Banda de rock Titãs, Nando Reis já se dedicava ao trabalho solo mesmo antes de abandonar a banda em 2002, tendo três álbuns gravados expondo seu lado compositor e intérprete. Em 2003 lançou o primeiro trabalho pós Titãs, A Letra A, mas é em 2004 que consolida sua carreira com o CD MTV Ao Vivo – Nando Reis e Os Infernais. Hoje já são cinco CD’s , sendo o mais recente MTV Apresenta - Bailão do Ruivão com Nando Reis e Os Infernais lançado este ano.


Diogo Nogueira

Filho do famoso sambista João Nogueira, Diogo Nogueira cresceu frequentando rodas de samba junto com o pai, e por muitas vezes dividiu o palco com ele. Depois de muitos convites para participar de rodas de samba, e da participação em DVD's, como a antológica comemoração em 2005 dos 40 anos de carreira de Beth Carvalho, em que emocionou a plateita cantando "O Poder da Criação" e com uma carreira frustrada no futebol, sua grande paixão, Diogo resolveu se dedicar a música lançando seu primeiro CD e DVD, Diogo Nogueira Ao Vivo, em 2007. Hoje é reconhecido como um dos ícones da nova geração de sambistas e em 2009 lançou seu segundo trabalho Tô Fazendo a Minha Parte.


Marcelo Camelo


Sucesso com a banda de rock alternativo Los Hermanos também no início da década, Marcelo Camelo reconhecido não só como intérprete mas também como compositor, aproveitou o tempo dado pelos integrantes do grupo para lançar seu primeiro álbum solo Sou em 2008., tendo a faixa "Janta" incluída pela revista Rolling Stone como a melhor daquele ano.






Marcelo Jeneci

Mesmo antes de lançar seu primeito álbum Marcelo Jeneci já trazia em seu currículo musical parceiros e admiradores como Arnaldo Antunes, Zelia Duncan, Vanessa da Mata e Chico Cesar, além de duas músicas em trilha sonora de novelas da Rede Globo: "Amado" feita em parceria com Vanessa da Mata, tema de "A Favorita", interpretado pela própria Vanessa e "Longe" composta com Arnaldo Antunes trilha de "Paraíso" interpretada por Leonardo. Jeneci aprendeu a tocar os instrumentos que o pai consertava e ao ser descoberto pelo músico Chico Salém aos 17 anos passou a acompanhar sua banda sendo incluído no meio musical de onde surgiu a vontade de gravar um disco. Com a participação da também destaque Laura Lavieri e composições próprias Feito para Acabar, foi lançado no segundo semestre deste ano.

Fonte: wikipédia, Folha on line/Ilustrada

3 comentários:

  1. hum...
    deixe-me pensar na sua lista. hehehe.

    gosto muito do seu jorge e do nando reis (não só por ele ser são paulino. rs)

    colocaria nessa lista o jay vaquer. linda voz, ótimas composições e carismático.
    se você não conhece, te recomendo! infelizmente ele é mais conhecido no cenário carioca. não deu tão certo aqui em sampa!

    =]

    estou cada dia mais fã do seu blog!

    bjos

    ResponderExcluir
  2. le..de novo..primeiro concordo com sua amiga realmente nando (sao paulino) melhorou muito a seleçao, segundo como ela tb..virei fã do blog..beijos

    ResponderExcluir
  3. concordo com todos da lista, mas faltou um cara chamado Renato Godá, ele é único, suas musicas não são radiofônicas, mas é de um talento puro. uma mistura de pop, folk, jazz, que lhe remetem a um cabaré francês. vale a pena ouvir e conhecer. suas referencias e suas letras mas que embriagadas de amor fazem dele uma jóia rara! Ah e também tem o Paulinho Moska, agora mais conhecido por Moska. que apesar de ter vários cds, se consolidou mesmo nessa ultima década com dois excelentes cd's o "tudo novo de novo - 2003" e o duplo e ótimo "Muito Pouco - 2010".





    Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir