sábado, 4 de dezembro de 2010

Ainda falando de Samba...

Na quinta-feira, 2 de dezembro, recebi os dois Cd's que ganhei ao participar esta semana do programa Galeria da Rádio Cultura, participação ao vivo, diga-se de passagem, afinal não basta só trabalhar tem que participar.

Como já disse aqui antes, trabalho com monitoramento de mídia, melhor dizendo monitorando a Rádio Cultura, e não perdi a oportunidade de ligar pra lá assim que o âncora Alexandre Ingrevallo avisou que o canal estava aberto para os ouvintes. 

Naquele dia aliás fui premmiada duas vezes, o primeiro prêmio foi um par de ingressos para ver a apresentação de Paulo Miklos do Titãs com o Quinteto Branco e Preto em homenagem a Noel Rosa, no Centro Cultural Banco do Brasil. 

É daria um ótimo post, eu sei, até arrastei minha amiga Bruna comigo, mas saimos às 12h30 do trabalho e o show começava às 13h, chegamos com dez minutos de atraso e não nos deixaram entrar, paciência.

Mas voltando a falar dos CD's, justamente no dia do samba, recebo duas obras voltadas justamente para este tema: de Mário Adnet "O Samba Vai" e do Samba de Rainha "Contrariando a Regra". Confesso que não conhecia nenhum deses trabalhos, talvez ouvido uma música ou outra, mas pra mim era tudo novidade.



01. Contrariando a Regra
02. Sem Moral
03. Eu Quero é Botar meu Bloco na Rua
04. Samba de Ninar
05. Não me Amarra Não
06. Bem Casual
07. Esperando Você
08. Dia de Alegria
09. É Preciso Crer
10. Que Mal Tem?
11. Pessoa Interessante
12. Paracumque


O primeiro que peguei para ouvir foi o "Contrariando a Regra", do Samba de Rainha e logo de cara a capa me chamou a atenção, afinal o grupo é formado só por mulheres. 

Pesquisando descobri que são cantoras, compositoras e instrumentistas muito conhecidas na noite paulistana, "as rainhas" dominam muito bem o que fazem, um samba novo, alguns dançantes como a música que entitula o álbum, vozes harmoniosas, muito gostoso de se ouvir.



 
01. Sem Tirar Nem Pôr
02. Domingo de Verão
03. Fred Astaire do Samba
04. Dilema
05. O Samba Vai
06. À Toi
07. Céus e Mar
08. Luar do Meu Bem
09. Dois Orfeus
10. Fazer Samba pra Você
11. Um Samba na Madrugada
12. Valsa Exaltação





Mário Adnet, embora eu não soubesse, é das antigas, já dividiu trabalhos com Joyce, Leny Andrade, Paulo Moura, Ivan LIns e ninguém menos que Tom Jobim, e foi justamente nessa parceria que alavancou sua carreira em 1994. 

Violinista, cantor e compositor, Adnet, traz neste, que é seu primeiro disco inteiramente cantado, todos os outros traziam também faixas instrumentais, um samba tranquilo com algumas melodias que me fizeram lembrar o grande Pixinguinha.

Bom, ao menos não sai no prejuízo, me entristeci ao perder o show, mas fui recompensada com duas obras primas.  

Contrariando a Regra

Samba De Rainha

Composição: Chiquinho dos Santos
 
Muita gente falou
Que o samba não ia durar
Teve até quem contou
Que a gente já era
Um fulano falou...
O samba já foi moda
Olha nós aí contrariando a regra

O samba é...
O elo que uniu a gente
O samba é...
O lado humano da nossa corrente
A gente não tem planos
Segue o rumo que ele nos dá
O samba é nossa vida
E nossa vida é sambar

O samba vai...
Nadando contra a correnteza
O samba faz...
Da voz a nossa fortaleza
A gente não tem planos
Segue o rumo que ele nos dá
O samba é nossa vida e nossa vida é sambar

Olha nós aí!
A gente não se entrega
Olha nós contrariando a regra

Fonte: letras.terra, Biscoito Fino

Um comentário:

  1. É neh Lê e nóis lá no centrão de Sampa, eu quase me perdendo pra varia... Mas o passeio num todo valeu a pena.....kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir