terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Cantoras da década:

Aproveitando que todos estão falando sobre o fim da década, e vários balanços estão sendo feitos decidi entrar no embalo e listar os destaques musicais que surgiram com o novo milênio e que ao que tudo indica vieram pra ficar.

Começando com as vozes femininas:


Ana Carolina 

Foi das mãos de Luciana, neta de Vinciius de Moraes que a demo de Ana Carolina chegou a gravadora BMG. Era 1998, e o primeiro passo estava dado, após o lançamento do primeiro álbum três de suas músicas foram trilhas de novelas da Rede Globo: no ano de lançamento "Garganta" e "Tô Saindo" e no ano 2000 a inédita "Nada Pra Mim", mesmo ano em que foi indicada ao Grammy Latino de "Melhor Álbum Contemporâneo", que ela não levou. Mas, de lá pra cá foram 4 Prêmios Multishow de Música Brasileira, 3 Troféu Imprensa e 1 Prêmio Tim da Música. Nove álbuns, cinco DVD's, chegando aos 2 milhões de discos vendidos, uma das cantoras que mais vendeu na década de 2000.


                                                   
Vanessa da Mata

Em 1997 Vanessa da Mata conheceu Chico César e com  ele compôs "A Força que Nunca Cega". A música foi gravada por Maria Bethania que a colocou como nome de seu disco em 1999 , gravação essa que concorreu ao Grammy, e também pelo próprio Chico no álbum "Mama Mundi". Reconhecida como compositora teve "O Canto de Dona Sinhá" também gravada por Bethania no CD Maricontinha, além de "Viagem", gravada por Daniela Mercury. Em 2001 compôs com Ana Carolina "Me Sento na Rua" do álbum Ana Rita Joana Iracema e Carolina. Mas foi só em 2002 que seu primeiro CD Vanessa da Mata foi lançado pela gravadora Sony, neste se destacaram os sucessos "Nossa Canção", "Não Me Deixe Só" e "Onde Ir". Depois de três álbuns lançados e mais de 200 mil cópias vendidas, Vanessa encerra 2010 com o lançamento de Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias, onde todas as faixas são compostas por ela.


Maria Rita

Filha de Elis Regina e Cesar Camargo Mariano, Maria Rita ganhou o prêmio APCA de 2002 como Revelação do Ano, antes mesmo de lançar seu primeiro CD. Lançamento este que só ocorreu em 2003 com a polêmica campanha de doação de Ipods a formadores de opinião, mas que lhe rendeu 1 milhão de cópias vendidas em todo o mundo. Em sete anos de carreira, três albuns e três  DVD's lançados, Maria Rita já ganhou seis prêmios Grammy Latino, incluindo Grammy Latino de Melhor Artista Revelação, sendo a única cantora brasileira a ser premiada nesta categoria.


Roberta Sá

Em 2002 durante as férias da universidade sua professora de canto Vera de Canto e Melo lhe recomendou que fizesse testes musicais, e Roberta acabou entrando no programa de televisão Fama da TV Globo, mas foi eliminada na quarta semana. Lá teve a oportunidade de conhecer Felipe Abreu (irmão da cantora Fernanda Abreu) que se tornou seu preparador vocal e lhe incentivou preparar um show, que foi realizado no Mistura Fina alguns meses depois, e logo após lhe recomendou a gravar uma demo. A demo gravada por Roberta continha cinco músicas e chegou as mãos de Gilberto Braga em 2003, que gostou da voz da cantora e pediu para que ela gravasse “A Vizinha do Lado” de Dorival Caymmi para a trilha da novela Celebridade, que escrevia no momento. Um álbum promocional foi lançado em seguida intitulado Sambas e Bossas, e o primeiro CD oficial Braseiro é lançado só em 2005. Hoje já são quatro álbuns e um DVD, sendo o último Quando o Canto é Reza lançado este ano.



Maria Gadú

A carreira de Maria Gadu começou a ganhar destaque ao chamar a atenção de famosos ligados ao meio musical como Caetano Veloso, Milton Nascimento e João Donato. Em 2008 interpretou a pedido de Jayme Monjardim para a minissérie Maysa a clássica "Ne Me Quitte Pas" e no ano seguinte lançou seu primeiro álbum que em 15 dias vendeu 45 mil cópias.









Fonte: wikipédia

2 comentários:

  1. esse negocio de listas hmmmmmm,fica sempre faltando alguem,nem na zebra dá certo porque ninguem sabe se ela é preta com listas brancas ou o contrário...

    ResponderExcluir
  2. ótimas cantoras.
    adoro maria rita, ana carolina e maria gadu.

    =]

    eu gosto muito da luiza possi também. é uma pena que ela não tenha a notoriedade merecida...

    bjos Lê!

    ResponderExcluir