domingo, 2 de janeiro de 2011

Resgate (1976): “A voz, o violão, a música de Djavan”

Quando Djavan compôs o bom samba “Que Deus Ajude” ainda na década de 70, não imaginava que seria tão abençoado.

Djavan Caetano Viana, nascido em 27 de janeiro de 1949, tinha tudo para ingressar na carreira esportiva. Ainda criança participava dos jogos de várzea em Maceió, chegando a ser meio-campo do time CSA.  Mas a paixão pela música falou mais alto, amor esse conquistado ao ser influenciado pelos discos que ouvia no quadrifônico da casa do pai de um amigo de escola.

Aos 16 anos começou a tocar violão e aos 18 já animava bailes da cidade com o conjunto “Luz, Som, Dimensão”, não demorando muito para começar a compor. 

Em 1973 aos 23 anos chegou ao Rio de Janeiro para tentar a sorte no mercado musical. Tocando em várias casas noturnas é levado para a TV Globo através de um amigo, que o apresentou ao produtor da Som Livre.


Começa então a cantar trilhas sonoras de novelas, com composição de cantores consagrados, e em três anos compõe mais de 60 canções de gêneros variados. Sendo uma delas “Fato Consumado”, vencedora do segundo lugar no Festival Abertura,  realizado pela TV Globo em 1975. No mesmo ano entra nos estúdios da Som Livre para gravar seu primeiro disco.


“A voz, o violão, a música de Djavan” é lançado em 1976, tendo como música de abertura a conhecida “Flor de Lis”, e as pouco lembradas “Maria das Mercedes”, “Muito Obrigado”, “Pára Raio”, entre outras. Trinta e cinco anos depois, quem o ouve hoje pela primeira vez pode até acreditar que se trata de um álbum exclusivo, tamanha sua originalidade. Um disco repleto de sambas leves, regado por uma sonoridade e balanço quase que incomum na voz marcante de Djavan. 



E Que Deus Ajude
Djavan
Composição: Djavan 



Parapara
Eu vou mudar de profissão
Eu vou ser cantor
Eu vou pro Rio de Janeiro 
No Expresso Brasileiro
pelo mês de fevereiro
Já cansei de ser ferreiro
Seu doutor, oh seu doutor (BIS)

O meu som alagoano
Conquistou americano                                                               
vivo vindo dos Estados Unidos

E pra saber meu paradeiro
Lá no Rio de Janeiro
Consultei meu padroeiro
Meu amigo
O meu amigo, o meu amigo falou:
Vá com fé em Deus
E que Deus ajude
Que Deus te cuide
Deus não ilude



Fontes: Blog Arquivo do Samba Rock, Djavan Site Oficial, letras.terra

3 comentários:

  1. Nossa ele tava muito lindo nessas fotos, black power a la Jacksons Five... kkkkkk, gostei...

    ResponderExcluir
  2. djavan!
    maravilhoso.

    uma voz linda, uma poesia apaixonante e aparentemente uma pessoa tão serena.

    gosto muito, muito mesmo.
    faz parte da trilha sonora da minha vida!

    =]

    bjos e bom 2011 pra você!

    ResponderExcluir
  3. Um dos sambistas mais originais que o Brasil gerou. Esse disco e os dois seguintes mostram isso. Uma pena que ele tenha relegado essa característica.

    ResponderExcluir