quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Encantada com as palavras...

E em uma de minhas andanças, nos últimos dias de dezembro, entrei na Livraria Cultura do Shopping Market Place, um dos melhores ambientes voltado para o comércio cultural que já conheci. 

Daqueles onde você vê pessoas sentadas em uma escadaria dentro da loja, folheando exemplares livremente, ou mesmo crianças seduzidas pelo espaço voltado só pra elas. Do tipo que você não sente vontade de sair, e quando sai precisa levar algo, sempre querendo mais, tamanha a diversidade de conteúdo que lá se encontra. 

Minha visita foi curta, vi na vitrine algo que me chamou a atenção e decidi entrar. E foi então que me deparei com algo que nomearia como "um achado".



 
O documentário "Palavra Encantada" já me encheu os olhos logo de cara, me satisfiz só com a capa, sem nem mesmo saber do conteúdo. 

Depois de andar pela loja abraçada ao DVD resolvi dar uma lida na sinopse e foi aí que não tive dúvidas, tinha que levar.

O filme mostra a relação entre poesia e música através da  história do cancioneiro brasileiro.



Traz um resgate de imagens marcantes como a de Dorival Caymmi, cantando "O Mar", Caetano Veloso falando sobre a composição de "Alegria Alegria", num vídeo dos tempos dos festivais, a jovem Rita Lee, se divertindo ao lado dos outros Mutantes.

Depoimentos de grandes nomes da música como Tom Zé, que na infância se viu impressionado com a ousadia de Dorival Caymmi, cantando músicas praieiras, mudando ritmos, e refazendo arranjos, Adriana Calcanhoto emocionada ao lembrar das desavenças com o poeta Waly Salomão, seu parceiro de composições, Bethania e sua afirmação de que busca além da música a interpretação em suas apresentações. 


E ainda Arnaldo Antunes, Lenine, Chico Buarque, Martinho da Vila, Lirinha e muitos outros. Um belíssimo trabalho muito bem produzido, numa linguagem simples, trazendo para o público o que há de mais belo na essência da nossa arte musical. 

E o que mais me chamou a atenção, além de todo o conteúdo cultural, é que de certa forma houve uma invasão ao mundo desses grandes mestres, que expuseram suas ideias numa simplicidade tão humana  que só demonstra o quanto somos todos iguais. 


E que independente de raça, credo ou posição social existe um pensamento em passar para o outro um pouco daquilo que é idealizado, sempre com o intuito de agregar, e neste caso a luta maior é resgatar e deixar permanecer a boa e velha música, que sem dúvida é o que  há de melhor no nosso país.

Informações Técnicas
Título no Brasil:Palavra (en)cantada
Título Original:  Palavra (en)cantada
País de Origem:  Brasil
Gênero:  Documentário
Classificação etária: Livre
Tempo de Duração: 86 minutos
Ano de Lançamento:  2009
Estréia no Brasil: 13/03/2009
Direção: Helena Solberg

3 comentários:

  1. Um amigo havia me indicado esse doc no ano passado, mas não consegui achar pra baixar.
    Cheguei a ver o trailer e fiquei chocado que só pegaram gente grande.
    Ainda quero ver esse filme.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oww só peixe grande nesse documentário hein, eu claro que mt v meu Chiquinho só na base da humildade conversando com essas pessoas

    kkkkkkkkkkk

    PS: Fico no aguardo...

    ResponderExcluir
  3. agora fiquei curiosa pra ler...
    será que me dou o documentário como presente de aniversário?
    hehehehehehehehe

    adoro a livraria cultura do shopping market place. ela é linda linda!

    =)

    bjão

    ResponderExcluir