terça-feira, 29 de março de 2011

Um pouco de Johnny Alf

O projeto do Centro Cultural São Paulo, Johnny Alf - A Bossa e Outros Tons, reuniu no mês de março grandes nomes da música para prestar uma homenagem a Alfredo José da Silva, mais conhecido com Johnny Alf, falecido em 4 de março de 2010, aos 80 anos, vítima de um câncer.


Logo que soube das apresentações me animei, pois gostaria de ver alguns dos cantores que estariam neste projeto, mas então me peguei perguntando: "Afinal, quem foi Johnny Alf?" Confesso que só o conhecia por nome, e aos poucos fui descobrindo que também era conhecedora de algumas de suas obras...

Com uma grande importância no mundo da música, sendo mais um dos precursores da Bossa Nova, listo aqui dez tópicos importantes da biografia de Johnny Alf:


1 - Nasceu em março de 1929, e começou a estudar música aos nove anos de idade

2 - Do piano clássico, passou a admirar sons de pianistas de jazz dos Estados Unidos, como Nat King Cole, George Gershwin e Cole Porter

3 - Com alguns amigos, dentre eles João Donato o diretor de televisão e cinema Carlos Manga fundou um clube para promover intercâmbio cultural e musical entre Brasil e EUA

4 - Ganhou o apelido Johnny Alf de uma amiga norte americana, e desde então passou a adotá-lo como nome artístico

5- Na década de 50, se apresentou em diversas casas e clubes conhecidos como Sinatra-Farney Fan Club,  Cantina do César, Hotel Plaza, em Copacabana, Bottle's Bar, Boate Baiúca, Bar Michel, entre outros

6-  Suas primeiras gravações foram das canções "Falsete" de sua autoria, e "De Cigarro em Cigarro", de Luiz Bonfá, e duas de suas composições "Rapaz de Bem" e "Céu e Mar", ambas de 1953,  são consideradas precursoras dos arranjos e batidas característicos da bossa nova

7- Conciliava sua profissão de cabo do Exército com a de músico que toca na noite

8 - Tinha entre seu público nomes como João Gilberto, Tom Jobim, Carlos Lyra,  João Donato, Dolores Duran e Vinicius de Moraes 

9 - Participou do 3º Festival de Música Brasileira, da TV Record, defendendo "Eu e a Brisa", interpretada pela cantora Márcia, mas teve sua música desclassificada, mesmo assim ela tornou-se um dos maiores sucessos de sua carreira

10 - Teve 11 álbuns lançados, sendo o primeiro entitulado Johnny Alf em 1952 e o último Eu e a Bossa - 40 anos de Bossa Nova em 2001 




Eu e a Brisa

Johnny Alf

Composição : Johnny Alf
 
Ah, se a juventude que essa brisa canta
Ficasse aqui comigo mais um pouco
Eu poderia esquecer a dor
De ser tão só
Prá ser um sonho

E aí, então, quem sabe alguém chegasse
Buscando um sonho em forma de desejo
Felicidade então prá nós seria

E depois que a tarde nos trouxesse a lua
Se o amor chegasse eu não resistiria
E a madrugada acalentaria a nossa paz

Fica, oh, brisa fica, pois talvez quem sabe
O inesperado faça uma surpresa
E traga alguém que queira te escutar
E junto a mim queira ficar...



Fonte: Folha Online - Ilustrada / letras.terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário