sábado, 13 de agosto de 2011

Eternamente doces!

Sabe àquelas relíquias que temos em um cantinho da casa, mas que nunca nos damos conta da importância que tudo àquilo representa?!? Pois é, neste último final de semana descobri mais uma dessas preciosidades em meu "acervo cultural".

O achado da vez foi o DVD produzido por Andrucha Waddington intitulado "Outros (doces) Bárbaros". Obra esta que resgata o histórico encontro de Maria Bethania, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Gal Costa.

Capa do Documentário lançado em 1976
Confesso que há uns cinco anos atrás quando ganhei este DVD ao fazer uma assinatura de jornal, não sabia que em um momento lá na marcante década de 70, as quatro vozes mais importantes da nossa música se uniram para comemorar juntos os dez anos de carreira solo de cada componente. 

E que como afirmou Gilberto Gil, deixaram que o público acreditassem que naquele momento eles eram um grupo.

Doces Bárbaros nasceu assim, em tom de comemoração e também de protesto, pois assim como hoje, naquela época se via muito preconceito com os nordestinos e com os "novos baianos". 


A semelhaça com o aclamado grupo liderado por Moraes Moreira é tão grande que em um dado momento uma repórter os chama assim, e em meio a muitas risdas, Gil complementa que essa confusão sempre aconteceu e que o nome fora proposital para se mostrarem aliados a toda a cultura baiana, jovem e rebelde que despontava na época.

O disco que fora lançado naquele ano e que também virou um documentário dirigido por Jom Tob Azulay foi duramente criticado, mas hoje é considerado uma obra prima.

E é isso que Adrucha tenta passar neste seu trabalho lançado em 2004. Há um enredo por detrás de um show comemorativo, sendo possível ouvir histórias marcantes do quarteto, imagens de estúdio e ensaios, além de músicas belíssimas numa ótima produção.

Título DVD: Outros Doces Bárbaros
Fornecedor: BISCOITO FINO
Ano de Produção: 2002 
Direção: Andrucha Waddington 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário