domingo, 31 de outubro de 2010

Deu pra ti?

Hoje li no portal G1 que a dupla Kleiton e Kledir vai abrir o show de Paul
Mc Cartney no Rio Grande do Sul. Confesso que no primeiro momento me
surpreendi com a notícia, pois me veio a pergunta: o que a música sulista de
Kleiton e Kledir tem a ver com o rock beatlemaníaco de Paul? Mas depois,
de pesquisar um pouco sobre a história da dupla me redimi, pois sem dúvida
eles merecem este espaço.

Os irmãos fazem sucesso desde a década de 70, quando, juntamente com mais
três amigos formaram a extinta banda Almôndegas, após a dissolução do grupo,
os dois seguiram carreira e foram responsáveis por apresentar para a cultura
brasileira a música gaúcha. Em suas letras o sotaque é facilmente
identificado, como os famosos "Deu pra ti" e "tri legal".

Segundo o site, os gaúchos são fãs confessos do músico e dos Beatles: em
2000, cantaram a música "Hello goodbye" no projeto Submarino Verde e
Amarelo, coproduzido por Marcelo Fróes para o canal pago Multishow.
Já em 2009, gravaram "Every night" para o projeto "Beatles 69", em
comemoração aos 40 anos do  clássico "Abbey Road".

Tive a oportunidade de ir a um show deles, em meados dos anos 90, no Sesc
Interlagos, quando a TV Cultura transmitia o programa Bem Brasil.

E depois de passada a supresa com a notícia da abertura do show, até pensei
que eles poderiam abrir os de São Paulo também, seria minha oportunidade de
revê-los, uma vez que já reservei meu ingresso para assistir Sir. Paul, mas segundo o G1, 
a organização do evento informou que para São Paulo não haverá nenhum show prévio.

Pra mim, a marca registrada da dupla é a música Paixão, que nos meus tempos
de criança ouvia e me perguntava o que seria o tal fechclair da frase, "Ah!
Esse maldito fecheclair", só depois que fui perceber que, definitivamente,
essa não era uma música para ouvidos infantis.

 

Paixão

Kleiton e Kledir

Composição: Kleiton & Kledir
 
Amo tua voz e tua cor
E teu jeito de fazer amor
Revirando os olhos e o tapete
Suspirando em falsete
Coisas que eu nem sei contar...
Ser feliz é tudo que se quer
Ah! Esse maldito fecheclair
De repente
A gente rasga a roupa
E uma febre muito louca
Faz o corpo arrepiar...
Depois do terceiro
Ou quarto copo
Tudo que vier eu topo
Tudo que vier, vem bem
Quando bebo perco o juízo
Não me responsabilizo
Nem por mim
Nem por ninguém...
Não quero ficar na tua vida
Como uma paixão mal resolvida
Dessas que a gente tem ciúme
E se encharca de perfume
Faz que tenta se matar...
Vou ficar até o fim do dia
Decorando tua geografia
E essa aventura
Em carne e osso
Deixa marcas no pescoço
Faz a gente levitar...
Tens um não sei que
De paraíso
E o corpo mais preciso
Que o mais lindo dos mortais
Tens uma beleza infinita
E a boca mais bonita
Que a minha já tocou...
Fontes: Wikipédia, G1 e letras.terra
 

Um comentário:

  1. AAAAIIIIIIIIII Celiton e Cledir faleci do coração e outros membros... Amei tomara que venha pra Sampa, ai eu morro de vez....

    Bjsss Lê demoro pra t o blog hein se escreve bem tem q fala mesmo... hihihii

    ResponderExcluir